A desorganização pode ter consequências sérias, desde os frequentes até problemas complexos, como entrar em dívidas. Uma pesquisa do SPC Brasil constatou que as pessoas mais desorganizadas tendem a economizar menos e gastar mais. Outro estudo demonstrou que eles podem gastar até 2,5 dias ao ano procurando objetos perdidos. Aqui algumas dicas para ajudar os desorganizados a reverter as situações.
Problemas com prazos e compromissos
Compromissos importantes, como reuniões profissionais, prazos de entrega de relatórios e até pagamento de contas, são frequentemente esquecidos. Um dos primeiros passos para criar o hábito de organizar é ter uma agenda com prazos e compromissos anotados.
Má gestão do tempo
Para melhorar o gerenciamento de tempo no longo prazo, defina as prioridades para cada dia, semana e mês de trabalho. Outro ponto é usar técnicas como: focar 25 minutos no trabalho e fazer 5 minutos de intervalo. Isso aumenta sua concentração e melhora a capacidade de avaliar a duração de cada atividade.
Dificuldades sociais
É comum não se poder contar com as pessoas desorganizadas para eventos sociais, por exemplo. Converse honestamente com as pessoas mais próximas, buscando auxílio e compreensão delas para melhorar.
Dificuldade para atingir metas
A dica aqui é definir uma única e escrever um passo a passo de como alcança-la num prazo determinado. A cada dia faça uma única atividade relacionada à sua meta. Conforme você evolui nessa estratégia, aumentam sua autoconfiança e os resultados positivos no longo prazo.
Acúmulo de bagunça
Uma boa opção é começar aos poucos, um cômodo de casa ou área da vida por vez. Outra dica é contar com uma solução de armazenamento para objetos valiosos e queridos, mas sem uso frequente. Resolvendo cada item acima é possível desenvolver a organização.
Descubra mais sobre (In)Formação
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Marcos
Texto lindo 👏👏