(In)Formação

LER. APRENDER. CONHECER. SABER

Um homem virtuoso

Cardeal Juan José Omella

Dentro de poucos días, celebraremos a Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria. Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma tradição antiga e original. Alguns autores cristãos queriam encontrar em cada uma das letras que formam o nome de José a inicial de alguma palavra que o definia. Inspirando-me nessa tradição, faço-lhes algumas reflexões sobre este grandioso santo.

A primeira letra do seu nome coincide com a inicial da palavra “justiça”, uma das quatro virtudes cardinais. O evangelista Mateus nos diz que José era um homem justo (cf. Mt 1,19). Quando recebeu a notícia de que Maria esperava um filho antes de viver com ele, para evitar difamá-la, decidiu repudiá-la em silêncio. O Papa nos recorda que o homem justo é reto, sensível e franco, não tem máscaras, apresenta-se tal como é, diz a verdade. Não se preocupa somente com o bem-estar individual, mas sim do bem de toda sociedade (cf. Audiência, 03/04/2024).

Com a segunda letra do nome de José se escreva a palavra “obediência”. Nosso querido santo foi um homem obediente a Deus. Ele sabia que sua vida estava nas mãos de Pai e sabia que Deus sempre queria o melhor para nós. Por isso José não duvidou em fugir para o Egito com sua família quando um anjo o advertiu que Herodes queria assassinar Jesus (cf. Mt 2,13). José nos ensina a confiar em Deus em meio as tormentas da nossa vida, a deixar que Ele quem conduza o timão da nossa barca.

A letra “s” é a inicial de “silêncio”. E José era um homem silencioso. Os evangelhos não registram nenhuma palavra dita por ele, apenas o testemunho de sua vida. Este facto recorda-nos que é possível que a nossa existência seja o único Evangelho que os nossos irmãos podem ler. Peçamos ao Senhor que nos ensine a evangelizar os outros com o testemunho de uma vida discreta, iluminada pela luz de Cristo.

Por fim, com a letra “e” podemos escrever a palavra “experiência”. José transmitiu a Jesus tudo o que sabia. Ele ensinou a Jesus um ofício para ganhar a vida honestamente. Junto com Maria, educou-o para ser uma pessoa espiritual, que reconhecia a voz de Deus nas pequenas coisas. Ensinou-o a passar a vida fazendo o bem, a ajudar com alegria os outros, especialmente os mais vulneráveis. Espero que também consigamos transmitir o melhor de nós mesmos aos nossos semelhantes.

José é antes de tudo um bom pai que ajuda o filho a crescer humana e espiritualmente, tornando-o capaz de amar e de ser amado. Nestes dias em que celebraremos o dia do Seminário, peçamos a São José que interceda para que Deus nos envie sacerdotes santos, servos da Palavra que alimentam os seus irmãos com os sacramentos e são pais espirituais de todos, especialmente dos mais necessitados.Queridos irmãos e irmãs, São José ensina-nos que o segredo da verdadeira alegria se encontra na entrega amorosa da nossa vida a Deus e aos outros.

Fonte: Religion Digital


Descubra mais sobre (In)Formação

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *