(In)Formação

LER. APRENDER. CONHECER. SABER

Basta uma cebola

Fábula Russa

As antigas crônicas ortodoxas contam a história de uma mulher que não fizera nada em toda a sua vida a não ser odiar todos ao seu redor, e que um dia morreu. Seu pobre anjo da guarda ficou consternado porque os demônios, sem sequer esperar pelo julgamento final, a lançaram em um lago de fogo onde todas as almas predestinadas ao inferno a aguardavam.

Como salvar seu protegido? Que argumentos poderiam ser apresentados no julgamento que inclinariam a balança a favor da salvação?

O anjo vasculhou a vida de seu protegido e não encontrou nada que apoiasse seu argumento. Finalmente, vasculhando e vasculhando, lembrou-se de que um dia havia dado uma cebola a um homem pobre. E assim contou a Deus, quando o julgamento começou.

E Deus lhe disse: “Tudo bem, encontre aquela cebola, diga a ela para segurá-la, e se ela fizer isso, ela será salva.”

O anjo voou rapidamente, entregou a cebola velha à mulher, e ela agarrou-se à planta com toda a sua força. E começou a flutuar. O anjo puxou-a com muita delicadeza, para que a sua rama não se quebrasse. E a mulher subiu, subiu. Mas foi então que outras almas, que também jaziam no lago, a viram. E agarraram a mulher, as suas saias, as suas pernas e os seus braços, e todas as almas subiram, subiram. Mas esta mulher, que nunca soubera amar, começou a temer. Pensou que a cebola não suportaria tanto peso e começou a dar pontapés para se libertar daquele fardo indesejável. E, nos seus esforços, a cebola partiu-se. E a mulher foi condenada.

Sim, basta uma cebola para salvar o mundo inteiro. Contanto que não a quebremos aos gritos e pontapés para nos salvar.


Descubra mais sobre (In)Formação

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *