Pode acontecer que não saibamos como nos comportar na Missa, porém, para o nosso crescimento espiritual, leiamos quais gestos e atitudes devemos evitar.
Naturalmente, basta lembrar que a celebração é dirigida a Deus, por isso, devemos aprender – da melhor forma possível – a participar com a assembleia dos fiéis. Aqui estão algumas dicas:
- CHEGAR TARDE
Devemos chegar para a Missa com antecedência para nos prepararmos adequadamente para o que vamos celebrar. Além disso, podemos escolher onde nos sentaremos e participaremos bem desde o início.
- FICAR SENTADO O TEMPO TODO
Os participantes da celebração também deverão manter a participação plena, conforme mencionado na Instrução Geral do Missal Romano (n° 42):
“A atitude comum do corpo, que todos os participantes na celebração devem observar, é sinal de unidade dos membros da comunidade cristã reunidos para a sagrada Liturgia: exprime e favorece os sentimentos e a atitude interior dos participantes”.
Por isso, às vezes, estaremos sentados, outras de pé e, durante a consagração, de joelhos, se a saúde não nos impedir.
- REPETIR O QUE O SACERDOTE DIZ
As orações presidenciais da celebração só correspondem ao sacerdote que está dirigindo a celebração (IMGR, 30). Por isso, devemos nos apegar ao que o povo toca a responder, em uma forma de diálogo, em algumas partes da Missa.
- COMUNGAR SEM PREPARAÇÃO
A comunhão do corpo e sangue de Cristo é o ponto alto da celebração, após a consagração das espécies sagradas. Portanto, devemos estar preparadas e dispostos, primeiro, sabendo que estamos na graça e sem pecado mortal.
Depois, evitando falar com as pessoas que temos ao nosso lado, antes ou depois, porque o diálogo deve ser com o Senhor sacramentado, a quem recebemos e teremos dentro de nós.
- LEVAR CELULAR
Sabemos que a Missa é o nosso encontro pessoal com Jesus, onde escutaremos sua Palavra e nos alimentaremos do seu corpo e sangue. Por isso, não deve existir nenhuma distração. O mais recomendável é deixar o celular em casa, ou se o trouxer, mantê-lo no silencioso e não atender a chamadas ou mensagens.
- SAUDAR CONHECIDOS
Por respeito, as saudações e conversas com os outros fiéis não devem ser feitas dentro do templo – nem antes e nem depois da Missa. A igreja é um lugar e momento para orar e não se pode interromper o momento dos outros.
- OBSERVAR QUEM ENTRA
Nossa atenção deve estar centrada no que está ocorrendo no altar. Lamentavelmente, quando algumas pessoas chegam atrasadas ou saem antes de ser concluída a Missa, tornam-se focos de distração. Somos convidados a não prestar atenção nelas e nos concentrar na celebração.
- LEVAR COMIDA E BEBIDA
Será, no máximo, uma hora que estaremos na sagrada Eucaristia, e o alimento nos será dado na comunhão. A menos que seja água pura, não devemos entrar com comida por respeito ao lugar, à assembleia e, acima de tudo, a Deus.
- SAIR ANTES QUE TERMINE A MISSA
Quem sai antes do fim da Missa dá a impressão de que o que acabou de celebrar não era importante. A bênção é parte fundamental. Com ela termina a Eucaristia e saímos com a tarefa de dar vida ao que vivemos na liturgia.
- OMITIR-SE A MISSA DOMINICAL
Por último, o principal: no domingo não deve haver compromisso mais importante do que participar da Missa. É o nosso momento com o Senhor, privilegiado e único. Onde podemos dar graças, adorá-Lo, oferecer nossa semana e atividades, e pedir-Lhe o que necessitamos. Não percamos esta oportunidade.
Descubra mais sobre (In)Formação
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Leave a Reply