Encontramos o remédio para todos os males escolares, pega um livro e vamos te dizer o segredo. 

Vejamos: “Minha mãe me mima…”. Nãoooooo. Verdade? Porque supomos que todos aprendem a ler quando éramos pequenos. Alguns receberam boas lições de Vila Sésamo e do Caco, o sapo, ou simplesmente te mandaram a uma escola onde tivesse que ler e reler frases como: “O urso de Susi se limpou”. 

Embora, agora você esteja grandinho, diz que aprender a ler é coisa para criança e que, uma vez aprovado passado do jardim de infância, do ensino fundamental, ou até mesmo o ensino médio, não tem nenhuma forma que melhores a tua leitura. Ler para quê? Se o que já sabe é o suficiente para poder ler as legendas do cinema ou as propagandas da rua. 

Mas, o que você acha? Saber ler bem e aperfeiçoar a sua leitura faz com que você compreenda mais e melhor o que você vê na escola, na televisão, no cinema, no jornal, na internet. O que significa é que você tem que mudar o teu hábito de leitura e poderá melhorar a sua qualificação. Como vê? 

Que desperdício! 

Quando lemos, ocupamos somente 20% da nossa capacidade visual. Existem exercícios para ampliar nosso campo de visão. Num lugar de ler palavra por palavra, é possível ler frases completas de uma só vez. Basta treinar. 

Acenda a luz 

Para ler é necessária uma iluminação adequada. Não se pode ler no escuro, nem, tampouco, com um foco de 500 watts. Além disso, a luz deve estar dirigida para o que vais ler. NÃO DEVE ESTAR DIRECIONADA PARA OS OLHOS. Isso só fará com que machuque os olhos e não vai conseguir ler direito. 

Acomoda o livro 

A posição do livro é muito importante: não deve estar completamente na horizontal sobre a mesa, ao contrário, assim terminará com uma terrível dor no pescoço. O livro deve estar ligeiramente inclinado para trás. Pode utilizar outros livros para apoiá-lo ou usar um apoiador de livros (porta-livros), mas se você vai ler por pouco tempo, pode segurar em suas mãos. 

Oh! Desilusão! 

Se você ler deitado na cama, pode acabar não aprendendo nada, pois terminará no mundo dos sonhos. Se você for estudar e vai ler um pouco, é melhor sentado, em uma posição cômoda e de atenção, com a coluna reta. Acredita ou não, esta postura vai lhe manter concentrado e não lhe cansará facilmente. 

Dê um respiro 

Seus olhos e você mesmo necessitam descansar. Se você tem que ler durante muito tempo, é bom que a cada meia hora você pare a leitura um pouco e feche os olhos. Esse momento de obscuridade relaxa e repara a atividade ocular. Também é recomendável que, depois de um tempo de leitura, você dirija seu olhar para o horizonte e se fixe em um objeto distante. 

Já vimos o que é bom fazer para melhorar os teus hábitos de leitura, mas se o que quer é tirar melhor proveito do que você lê, então, continue lendo… 

Diga-me o que quer e lhe direi como ler 

Antes de começar a ler um livro ou apontamentos, defina para que você está lendo: 

  • Para dominar o texto: Tem que ler lenta e cuidadosamente, inclusive será necessário ler mais de uma vez os capítulos ou trechos importantes. 
  • Para recordar: Pode se ler rapidamente porque você já sabe do que se trata, aliás, o importante é que recorde ou afirme seu conhecimento. 
  • Para valorizar o conteúdo do livro: Tem que ler lentamente e entendendo muito bem o que se trata, para que tires suas próprias conclusões. 
  • Para relaxar: Leia de forma distraída, sem muito esforço mental. Este tipo de leitura é para somente relaxar e descansar o conteúdo de algo sério. 
  • Para manter a disciplina de leitura: Leia livros tipo romances, policiais, aventura, fantasias ou outro tipo do seu gosto. Isso vai fazer que aprendas o estilo do autor e ajuda a ganhar vocabulário. Este tipo de leitura é satisfatório, pois não exige uma fixação e nem muita concentração. É o tipo de leitura, digamos, esportiva. 

Para tirar proveito 

O importante da leitura é que compreenda o que está lendo. Mas caso o que queira é realmente aprender, então deve ajudar a memória. 

  1. Sublinha com sentido: Não tem porque sublinhar todo livro, isso não serve para nada. Deve detectar os parágrafos ou frases que contém as ideias principais, desta forma será mais fácil para relembrar depois. 
  2. Resuma e pensa: Trata-se de expressar, de forma clara e concisa, o que expõe o autor. É recomendável que você vá resumindo conforme avança a leitura (por capítulo ou tópico). Se deixar para o final muitas ideias podem ser esquecidas. 
  3. Anotar: Vá anotando o que é mais importante e elimine o que não é necessário. Uma boa forma de fazer anotações de um livro é fazer esquemas, onde os títulos e subtítulos do próprio livro servem como guia. 

Provavelmente no início vai te custar um pouco de trabalho para ir tomando apontamentos de teus livros, mas como tempo verá que fará mais facilmente e deixará teus estudos e leitura muito mais compreensível. No final você não estará mais despreparado e seu grito não será tão desesperador: Nãooooo! 

 

Obrigado pelo seu comentário!